sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Profissão da vida

Por afinidade e respeito à profissão cumprimento a todos os médicos do Estado. São milhares de homens e mulheres que diariamente atuam de forma humanitária. Muitos são capazes de abrir mão da própria vida e da família em prol do próximo. Ser médico exige amor à profissão. São profissionais que convivem com uma enorme carga de responsabilidade, alto índice de estresse, desgaste físico e baixa remuneração. A vida profissional do médico se traduz em vida de renuncia, assumida por muitos como um “ideal” que desafia a força humana. A carreira de Médico é a que possui mais especializações dentre todas as profissões.
O médico carrega sobre os ombros a responsabilidade de propiciar ao paciente a esperança de dias melhores. Deste profissional espera-se uma condição psicológica muito forte, pois lidam diretamente com a vida e a morte, com perda e ganho. A função do Médico está ligada diretamente em pesquisar as doenças e as causas para combate-las e curá-las. Cabe ao médico também dar diagnósticos, realizar exames, prescrever e administrar as doses corretas e uso dos medicamentos, atuar de forma esclarecedora e preventiva, acima de tudo, espera-se do médico a ética verdadeira de transmitir ao paciente a esperança da vida.
Todos nós temos consciência que a qualidade de vida da população vem aumentando cada vez mais, isto se deve as pesquisas e estudos feitos por médicos, mas, muito ainda se espera deste profissional. O grande desafio está em combater as doenças que avassalam os mais pobres. É preciso ter para com os necessitados um olhar humanitário. Sem dúvida este é o maior de todos os desafios do profissional da saúde.
Mesmo com todos estes desafios, o curso de medicina ainda é um dos mais procurados nas Universidades Públicas e Particulares. Um sonho que fascina boa parte dos jovens.

Adriete Elias – Deputada Estadual / PMDB

Hipócrates o Primeiro Médico

Hipócrates foi um intelectual Grego que se dedicou a estudar a biologia e a anatomia. Ele atacava ferozmente as superstições e foi o primeiro estudioso a tratar o estudo das doenças como ciência. Devido aos seus estudos e seu legado é considerado o Pai da Medicina, o Primeiro Médico. É atribuído a ele o juramento (traduzido para todas as línguas) feito pelos médicos na ocasião da sua formatura. Hipócrates (460.a.c - 377.a.c. - Tessália - Grécia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário