quarta-feira, 27 de maio de 2009
Divulgado o relatório da CPI da Saúde
A deputada Adriete Elias (PMDB) e o deputado Mauro Rubens(PT) apresentaram durante amanhã de ontem (26/05), na Sala Solon Amaral, na Assembléia Legislativa de Goiás, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde - CPI. Foram sete (7) meses de trabalho, persistência e visitas. O objetivo da Comissão foi de verificar o cumprimento ou não por parte do Governo de Goiás do artigo 198 da Constituição Federal, quanto a aplicação dos 12% do Orçamento do Estado na área da Saúde, dos últimos oito anos (8). Estiveram presentes o Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, representantes sindicais e representante do Ministério Público. O relatório foi protocolado na última sexta-feira, 23, na Assembleia e traz entre os muitos levantamentos e denúncias, os dados do Ministério da Saúde.
Segundo a deputada Adriete Elias, durante as visitas nos hospitais foram constatadas várias carências na estrutura e no atendimento aos pacientes,
“Com este relatório em mãos, o Ministério Público e Judiciário de Goiás terá condições de avaliar se houve ou não o repasse determinado pela Constituição Federal durante este últimos anos. Nosso trabalho foi minucioso e muito sério. Não estamos aqui para condenar ninguém, mas para apurar e exigir o cumprimento da lei. O povo goiano merece e necessita de um melhor amparo no que se refere a saúde”, declara Adriete Elias.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Conscientização contra o uso indiscriminado de anabolizante ganha força nas ruas
A deputada Adriete Elias tem percorrido os municípios do Estado conscientizando jovens e adultos sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes. Na região sudeste, em Catalão e Goiandira foram realizadas atividades com autoridades dos municípios e estudantes. Os riscos e consequências do uso indiscriminado de anabolizantes foram abordados pelos profissionais dos Conselhos Regionais de Educação Física, Veterinária, Farmácia, além de técnicos da Vigilância Sanitária e da Agrodefesa. Durante o evento no Clube do Povo, em Catalão, Adriete Elias fez questão de conversar com os estudantes sobre a importância da campanha.
No início da noite, em Goiandira, na Câmara Municipal, a pedido do vereador Antônio Raimundo Sobrinho (PMDB)- Preguinho, a parlamentar e os representantes dos Conselhos que atuam na Campanha contra o uso indiscriminado de anabolizantes, realizaram uma Audiência Pública. Estiveram presentes representantes da comunidade, vereadores, representantes da Policia Militar, profissionais da saúde e o prefeito Ademir de Melo (PR).
Em seguida foi realizada no Cesuc - Centro Educacional Superior de Catalão, uma grande palestra com participação do prefeito municipal Velomar Rios, do presidente da Câmara Municipal, Deusmar Barbosa, estudantes universitários e convidados. Na abertura da palestra, Adriete Elias, alertou as famílias sobre a gravidade do problema, e que os pais devem ficar atentos no comportamento e desenvolvimento acelerado do físico dos filhos. Alertou também que os educadores tem um papel importante e decisivo quanto a orientação e conscientização dos jovens. “É preciso orientar a todos que o culto exagerado ao corpo é uma doença, um desequilíbrio. Homens e mulheres extrapolam os limites, ficam obcecados e buscam acelerar o processo usando drogas artificiais”, declara Adriete Elias.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Deputada Adriete Elias promove na região sudeste do Estado um grande debate a respeito do uso indiscriminado de anabolizantes
A região está sendo mobilizada para participar deste grande e importante trabalho de conscientização, que será realizado em Catalão, dia 21 de maio, a partir das 08h00, no Clube do Povo. Autoridades, estudantes e profissionais de educação física, veterinários e farmácia dos municípios que integram a região sudeste foram convidados pela deputada Adriete Elias, para juntos desenvolverem nas comunidades um trabalho de orientação e conscientização contra o uso e venda indiscriminados de anabolizantes.
“Na busca de um sonho... A vida foi o preço por uma escolha errada. Anabolizante mata!” Com esta mensagem Adriete Elias, desenvolveu um cartaz e está percorrendo as regiões do Estado, juntamente com os Conselhos Regionais de Farmácia, Educação Física, Veterinária e Vigilância Sanitária. O objetivo da Parlamentar é conscientizar a todos dos perigos do uso inadequado de anabolizantes.
Para região sudeste foi preparada uma programação extensa, com atividades esportivas e orientações durante toda manhã e tarde do dia 11/05. Ao som de um trio elétrico, cada Conselho Regional vai desenvolver atividades especificas.
No encerramento do dia de conscientização será realizado um grande debate com participação dos organizadores e autoridades competentes, às 20h00, no Auditório do CESUC- Centro de Ensino Superior de Catalão.
______________________________________________________________________
Mobilização Contra o Uso Indiscriminado de Anabolizante
Dia: 21/05
Horário: a partir das 08h00
Local: Clube do Povo
Palestra de Encerramento: às 20h00
Local: Cesuc – Centro de Ensino Superior de Catalão
terça-feira, 12 de maio de 2009
Deputada Adriete Elias faz palestra para alunos do Colégio Militar em Goiânia
Os alunos que cursam o 3º ano do ensino médio no Colégio da Polícia Militar Ayrton Senna, Jardim Curitiba, Goiânia, receberam hoje (12/05), a visita da deputada Adriete Elias. A deputada foi convidada pela direção do Colégio para participar de uma mesa redonda sobre uso indiscriminado de anabolizantes. Participaram do debate os representantes dos Conselhos Regionais de Veterinária, Farmácia e Educação Física, além do professor de educação física do colégio, o Capitão Luzimario Guimarães – Subcomandante e Subdiretor e a Major Lys Andréa - Diretora Comandante do Colégio Ayrton Senna.
“Desde o início do trabalho de combate contra o uso indiscriminado de anabolizantes, isso há um ano, temos acompanhado pela mídia casos constatados de consumo do mesmo por parte de jovens e adolescentes. Recentemente os três adolescentes de Caiapônia chamaram atenção de toda sociedade. Fatos como estes nos deixam muito preocupados. Se observarmos, nas ruas, nas academias e nos parques, jovens na faixa etária dos 13 aos 20 anos, estão preocupados em ostentar o corpo musculoso e acentuado e com aparência de mais velho. Tudo isso em nome de um padrão de beleza. As famílias precisam ficar atentas, a vida dos nossos filhos deve ser resguardada de todas as formas. Conscientizar os jovens dos perigos causados pelo uso indiscriminado de anabolizantes é nossa obrigação, e a escola é um dos locais mais importantes para este trabalho. Queremos sim uma juventude de mente sarada”, declara deputada Adriete Elias.
Informação: Assessoria de Imprensa – 99671419(62)
http://adrieteelias.blogspot.com
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Deputada Adriete Elias faz visita ao Promotor e Juiz da Infância e Juventude de Pires do Rio
A deputada Adriete Elias (PMDB),representando a Comissão da Criança e Adolescente da Assembléia Legislativa, foi hoje a região sudeste do Estado para realizar uma Audiência Pública. Estavam presentes na reunião o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Hélio Antônio Crisóstomo, o representante do Ministério Público, Dr. Paulo César Torres e a Conselheira Tutelar de Pires do Rio, Frencilei Gomes Canhete. Durante o encontro o Promotor Público fez questão de relatar denuncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorridos no município. O caso mais recente, que chocou toda comunidade e ganhou a mídia, foi o da menina de 11 anos, que era obrigada pela mãe a se prostituir. A Justiça solicitou a prisão de três suspeitos de terem mantido relações sexuais com a menor. A mãe e o pai da garota estão presos no presídio de Pires do Rio.
Dr. Hélio reforçou a preocupação do Ministério Público em relação ao futuro da menor. Afirmou que é preciso propiciar a garota todas as formas e oportunidades de um acompanhamento profissional.
A deputada Adriete Elias, manifestou as autoridades competentes, a preocupação com a vítima e com a sua irmãzinha de apenas 4 anos. “Esta garota precisa neste momento de muita atenção e acompanhamento psicológico. Temos que agir rápido e com muita lucidez. O importante neste processo é prevenir e proteger tanto a vitima como a sua irmãzinha. Tenho certeza que podemos contribuir e construir dias melhores para esta menina, que deste muita nova sofre as conseqüências da degeneração familiar", declara Adriete Elias.
Dr. Hélio reforçou a preocupação do Ministério Público em relação ao futuro da menor. Afirmou que é preciso propiciar a garota todas as formas e oportunidades de um acompanhamento profissional.
A deputada Adriete Elias, manifestou as autoridades competentes, a preocupação com a vítima e com a sua irmãzinha de apenas 4 anos. “Esta garota precisa neste momento de muita atenção e acompanhamento psicológico. Temos que agir rápido e com muita lucidez. O importante neste processo é prevenir e proteger tanto a vitima como a sua irmãzinha. Tenho certeza que podemos contribuir e construir dias melhores para esta menina, que deste muita nova sofre as conseqüências da degeneração familiar", declara Adriete Elias.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Comissão da Criança e do Adolescente da Assembléia vai a Pires do Rio
A pedido da deputada Adriete Elias, a Comissão da Criança e Adolescentes da Assembléia Legislativa vai nesta quinta-feira (08/05), às 9h30, a cidade de Pires do Rio para reunir-se com o Juiz da Infância e Adolescência e Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Os deputados querem acompanhar de perto o caso da garota de 11 anos de idade, que era abusada sexualmente pelo pai, e que por determinação da mãe mantinha relações sexuais com outros homens. O caso ganhou mídia nacional e chocou as autoridades competentes. Os pais da criança estão presos, e por determinação da justiça a menor estava na casa de uma tia.
Na última segunda-feira, dia 04/05, a menor foi transferida para Goiânia, ela foi acolhida no CEVAM- Centro de Valorização da Mulher. Mesmo com a transferência da criança, a Comissão da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa confirmou a visita a Pires do Rio.
“A situação dessa menor precisa ser muito bem acompanhada. Fui informada que ela estava recebendo ameaças da família por ter denunciado a própria mãe. É preciso apurar os fatos, e punir segundo a Lei as pessoas que estavam prejudicando esta garota tão sofrida. Depois da visita a Pires do Rio, eu quero visitá-la no CEVAM, esse é o mínimo que posso fazer neste momento”, declara Adriete Elias.
Na última segunda-feira, dia 04/05, a menor foi transferida para Goiânia, ela foi acolhida no CEVAM- Centro de Valorização da Mulher. Mesmo com a transferência da criança, a Comissão da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa confirmou a visita a Pires do Rio.
“A situação dessa menor precisa ser muito bem acompanhada. Fui informada que ela estava recebendo ameaças da família por ter denunciado a própria mãe. É preciso apurar os fatos, e punir segundo a Lei as pessoas que estavam prejudicando esta garota tão sofrida. Depois da visita a Pires do Rio, eu quero visitá-la no CEVAM, esse é o mínimo que posso fazer neste momento”, declara Adriete Elias.
Assinar:
Postagens (Atom)